segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A invenção de Hugo Cabret


Na premiação do Oscar, cinco estatuetas ficaram com o filme "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, "Hugo" ficou com efeitos visuais, fotografia, direção de arte, mixagem e edição de som. Vale a pena ler o livro ( alunos do 8º ano das escolas estaduais do Estado de São Paulo ganharam o livro em 2011) e assistir ao filme, uma verdadeira homenagem ao cinema.

Em 2011, minha turma do 8º ano da Escola Jardim das Camélias leu o livro, fizemos roda de conversa e trabalhos sobre a obra.

Abaixo está o trabalhado realizado em 2011 e a matéria sobre o filme que coloquei nesse blog. 







A invenção de Hugo Cabret



 A invenção de Hugo Cabret


O diretor Martin Scorsese famoso por filmes como “Táxi Driver” e “Os Infiltrados” resolveu apostar em um genêro que surpreendeu seus fãs. “A Invenção de Hugo Cabaret” além de trazer uma história lúdica,  é a primeira produção de Scorcese que irá utilizar o formato 3D.
E o longa protagonizado por Asa Butterfield (“O Menino do Pijama Listrado“) e Chloe Moretz (“Deixe-me Entrar“) .

http://www.youtube.com/watch?v=ooXOC6hD7kY







O  livro A invenção de Hugo Cabret de  Brian Selznick é uma mistura de romance, aventura, HQ, Flipbook , a história é empolgante, cheia de mistérios para ser resolvido. Estou lendo com meus alunos da 7ª série, eles adoraram a ideia de misturar linguagem verbal e linguagem não verbal, pois muitos ainda não gostam de ler e com a possibilidade de "ler" o livro por imagens os deixam mais empolgados.
Depois da leitura faremos uma avaliação, resenha crítica do livro, resumo com linguagem verbal e linguagem não verbal e postaremos em um mural para que todos da escola possam ter contato com essa obra. 


O filme Homônimo deverá estrear no Brasil somente em 2012.
liamelquides
....................................................................................................................................................................


A INVENÇÃO DE HUGO CABRET - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


NOME________________________________nº________SÉRIE__________DATA:___/___/___


TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA PROFª. LIA - 4º BIMESTRE

01. Qual o nome da obra e Qual o nome do autor?
_______________________________________________________________________________

02. Onde e em que ano se passa a narrativa?
_______________________________________________________________________________

03. Qual o nome do protagonista da história?
_______________________________________________________________________________

04. Cite o nome de 5 personagens da história:
_______________________________________________________________________________

05. Coloque na sequência cronológica da narrativa:
(   ) Hugo notou um pedaço de papel dobrado sobre a mesa. (…) Hugo virou o papel. Tinha mais uma frase:”Seu caderno não foi queimado.”
(   ) O velho recolheu tudo que caíra dos bolsos de Hugo, incluindo o caderninho.
(   ) Do seu esconderijo atrás do relógio, Hugo podia ver tudo.
(   ) Naquele momento, Hugo viu Isabelle por trás dos ombros velhos do velho, quando ela se ergueu de trás do balcão. Ela se adiantou até a frente da loja e levantou devagar uma das mãos.
Estava segurando o caderno.
(   ) Sem relaxar o aperto no braço do menino, o velho agarrou o caderninho, levou-o para longe do alcance de Hugo, abriu e o folheou. Uma página chamou sua atenção.

06. Por que Hugo precisava do caderno?
________________________________________________________________________________

07. Qual era a profissão do pai do Hugo e o que aconteceu com ele?
________________________________________________________________________________

08. Quem era Georges Méliès?
________________________________________________________________________________

09.Hugo foi pego novamente e levado ao gabinete do inspetor da estação, mas Isabelle e seu tio também estavam lá e iriam ajudá-lo.O sr. Georges pediu para que Hugo contasse tudo o que sabia para o inspetor. O que Hugo contou?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10.Quanto tempo passou desde o ocorrido no gabinete do inspetor até receberem um convite da Academia Francesa de Cinema?
________________________________________________________________________________

11. O que aconteceu na Academia Francesa de Cinema?
________________________________________________________________________________

12. O que aconteceu com Hugo e qual era seu novo nome?
________________________________________________________________________________

13. Como nasceu a história de Hugo Cabret, segundo o autor da obra?
________________________________________________________________________________

14. Verossímil= semelhante à verdade.Coerente o suficiente para passar por verdade.(http://pt.wiktionary.org/wiki/). Você acha essa história verossímil? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos 
serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”Bill Gates

....................................................................................................................................................................



FICHA DE LEITURA:
Nome do aluno (a): Série:
Início da leitura:______/______/______ Término da leitura:______/______/______
Título do livro:
Autor:
Editora: Ano de publicação:
Ilustrador:
Eu indico este livro porque...





Professor responsável: Lia 
BOA LEITURA!

Um comentário:

  1. Vc poderia me dar as respostas dessas perguntas por favor? ?????????

    ResponderExcluir