domingo, 22 de janeiro de 2012

Um dia de cada vez

 Um dia de cada vez
Em uma Reunião de Professores Anônimos...
- Quem será o primeiro a se manifestar?
   Não tenham vergonha, estamos no mesmo barco! Diz o mediador.
-  Meu nome é João, sou professor da antiga categoria L.
   Todos na sala respondem:
- Bom dia João!
-  Fui dispensado da escola, não tive férias, não receberei salário em fevereiro e segundo o Secretário da Educação terei que devolver o salário, que segundo ele, recebi a mais.
- Meu nome é Odete.
- Bom dia Odete!
- Eu sou professora a mais de dez anos no Estado, eu também sou categoria L e não sei como vou pagar as minhas contas, pois ninguém acredita que fui dispensada, já que irei à atribuição de aula esta semana.
  O mediador pede para mais alguém se manifestar, após um longo e triste silêncio na sala.
- Meu nome é Regina, sou categoria O.
- Bom dia Regina!
-Bem, eu consegui a nota mínima exigida na provinha mas não sei como vou ficar, pois meu contrato termina no início do ano letivo, ou seja, em fevereiro.
- Meu nome é Jonas.
- Bom dia Jonas!
- Sou da Categoria F, tenho pouco tempo no Estado, mas em 2007 eu tinha aulas atribuídas. Eu  não passei na "provinha" e não sei como vou ficar, já que não há lista de classificação para os professores que não atingiram a nota mínima!
O mediador pergunta:
-Mais alguém?
Novamente um silêncio triste toma conta da sala. O mediador continua:
- Não devemos nos esquecer daquele que é imprescindível na escola, o professor eventual. Ele tem compromisso com a escola," se vira nos trinta" mas não é reconhecido pela Secretaria da Educação, e muitas vezes por outros profissionais. Somos formados, competentes, importantes na sociedade mas esta  nos deixa na marginalidade.
Neste momento, um jovem se levanta e caminha em direção à porta. Ele parece familiar, mas nós professores temporários somos verdadeiros andarilhos, nômades, passamos por tantas escolas que todos os rostos nos parecem familiares.
O mediador pergunta:
- E você meu jovem, fale sobre suas angústias.
- Não recebo salário integral a mais ou menos três meses...
_Ohhhh!!!
O jovem continua:
- Ganho mais ou menos um milhão por mês!
Novamente aquele silêncio longo e triste toma conta da sala...

liamelquides

Nenhum comentário:

Postar um comentário