O curriculum vitæ (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral ocurriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.
O curriculum vitae é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica, e dados pessoais para contato. Ainda é a forma que muitas empresas usam para preencher vagas de emprego.
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l0 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum caprichado
Quando
alguém for analisar se deve ou não contratar você, ou chamar você
para uma entrevista, existe um determinado conjunto de informação
que essa pessoa precisa ter à mão – e cabe a você encontrar este
ponto de equilíbrio, sem deixar faltar nenhum dado essencial, nem
colocar informações desnecessárias que possam prejudicar a
análise.
Siga
as seguintes dicas:
1
– Nada
de pressa.
Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu
currículo – ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente
será um tempo bem empregado.
2
– Faça
um diagnóstico.
Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou de outra
forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar
o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os
currículos dando destaque às características que você tem e que
se adequem ao perfil que a empresa deseja.
3
– Seja
original.
Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos
divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie.
Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários
outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser
apenas “mais um”
4
– Seja
localizável.
As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto,
em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do
que o necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo,
telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar
atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou
múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que você tenha uma
boa justificativa – o mínimo que se espera de um possível
contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu
e-mail de contato.
5
– Tenha
um foco.
Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como
professor de violão clássico e como programador web, faça um
currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as
aptidões tão diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar
(mas aí como nota adicional, sem destaque) no currículo para uma
vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou vice-versa
– as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse
em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional)
que está contratando. O mesmo vale para atividades
extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.
6
– Seja
claro, direto e verdadeiro.
Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de
forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa
vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma
posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter
tentado.
7
– Escreva
de maneira informal, mas corretamente.
Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue,
acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os
dados e números. A última coisa que você quer é que o seu
telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer
é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a
acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.
8
– Seja
seletivo.
Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o
pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo
grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de
informática ou de formação profissional em alguma área, mas o
número de vagas para as quais é relevante a informação de que
você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado.
Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma
confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para
informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas
boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados
para a entrevista…
9
– Inclua
o essencial.
Em um bom currículo, não podem faltar as informações de contato
atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de
nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados
sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios –
incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no
mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais
relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir
você como profissional: participação em cursos e eventos,
atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de
idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…)
e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!
10
– Capriche
no visual.
Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo,
mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima
com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo
em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa,
simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com
esferográfica sobre o seu original desatualizado. Lembre-se que se
você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que a
empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável
que ele seja o último.
E
lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!
MODELO DE CURRÍCULO PARA INICIANTES
(Sem experiência profissional)
MARIA MADALENA
Dados pessoais
Brasileira,
solteira, 17 anos.
Rua Itapevi, 305,
SP
Telefone: xxxx.xxxx
e-mail: mariamadalena@hotmail.com
Objetivo
Cargo: Estágio em Técnico de Informática
Formação
Colégio Liceu Camilo Castelo Branco
Ensino Médio Técnico em Informática
Cursando o 3º ano no período da manhã
Qualificações
- Inglês – intermediário ( D Idiomas – cursando)
- Conhecimento técnico em informática e execução de tarefas
diversas como: desenvolvimento de programas, organização de banco
de dados, criação de sites para internet, desenvolvimento de
projetos de computação gráfica entre outros.
Perfil Profissional
Sou atualizada, atuo de forma responsável, sou participativa,
empreendedora no desenvolvimento de atividades tecnológicas ligadas
à Informática.
Sou criativa, apresento facilidade de adaptação e estou sempre
aberta a mudanças.
Salário
A combinar
São
Paulo, maio de 2011.
10 dicas de visual e formatação para criar um modelo de curriculum caprichado
Resumo
da ópera é que ao mesmo tempo em que você deseja que seu conteúdo
seja lido e entendido, você não quer correr o risco de ser visto
como “mais um”, ou que seu avaliador tenha a impressão de que
você não se aplicou o suficiente na preparação do currículo. Mas
você também não pode correr o risco de se destacar negativamente
por cometer exageros na sua composição, ou por fazer com que a
forma do currículo chame mais atenção do que o conteúdo. Vamos às
dicas, que se concentram nos erros comuns que você deve evitar.
- 1 – Não seja “mais um”. Fuja dos modelos de currículo pré-fabricados e dos sites que preenchem os currículos automaticamente para você: você não deseja que o seu avaliador veja você como “mais um”. Pelo contrário, você quer se destacar, e precisa fazer isso sem perder a linha. Não há problema em consultá-los, estudá-los ou mesmo em adotar algumas idéias deles, entretanto.
- 2 – Não use papéis extravagantes. Se você deseja investir na qualidade do papel de seu currículo, escolha um papel de boa qualidade, mas branco, liso e em formato A4. Peça na papelaria por papel A4, gramatura 90 g/m2. Texturas, cores, marmorização e outros “diferenciais” nem sempre passam a mensagem que você gostaria que passassem.
- 3 – Não inclua uma folha de rosto. É um currículo, e não um relatório escolar!
- 4 – Não desperdice esforços com uma capa ou envelope especiais. Não há nada de errado com eles, mas tende a ser esforço desperdiçado. A não ser que a empresa seja muito pequena, é provável que os currículos sejam recebidos por um setor de protocolo, repassados a alguém que vai colocá-los em uma pasta e só então entregues ao avaliador – e o seu envelope, capa ou invólucro especial têm enormes chances de irem para o lixo nas primeiras duas etapas.
- 5 – Não use fontes Times New Roman, Comic Sans ou uma fonte extravagante. A primeira seria adequada (não há nada de errado com ela), mas como é a fonte padrão de vários editores de texto, tem grande chance de ajudar você a parecer “mais um”. A segunda só é adequada para decorações de festas infantis. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade. Experimente Arial, Georgia, Verdana.
- 6 – Nada de fontes microscópicas. Seu avaliador pode enxergar mal. Uma fonte bastante legível pode ser reduzida até no máximo 9 pontos. O ideal é não descer abaixo dos 10 pontos. Se a parte essencial do seu texto não couber na primeira página, não tente espremê-la reduzindo a fonte.
- 7 – Use fontes em qualquer cor, desde que seja preto. O uso de fontes em cor cinza é um truque comum para reduzir o “peso” de uma página, mas existe um limite abaixo do qual ele prejudica a legibilidade. Prefira o preto, ou no máximo um cinza bem escuro (75% ou mais).
- 8 – Sem decoração excessiva. Nada de desenhos, gravuras, ilustrações. Molduras e bordas também devem ser evitadas. Se for usar alguma cor (além do preto), limite-se a apenas uma, e apenas onde houver necessidade de destaque.
- 9 – Fuja de papéis em formato estranho. Seu avaliador vai receber muitos currículos, e terá que guardá-los em um envelope ou pasta. Se o seu for muito grande, não vai caber. Se for muito pequeno, pode ficar solto, ou ficar entre 2 outros e nem ser lido. No Brasil, use sempre papel em formato A4.
- 10 – Não imprima em formato paisagem. Ninguém quer virar o seu currículo de lado para ler, especialmente se ele estiver grampeado a vários outros, ou fixado em uma pasta. Arranje outras maneiras de ser diferente ;-)
Essas são apenas algumas dicas, você pode personalizar seu currículo de forma que lhe agrade mais, mas não esqueça do bom senso. Ah, em alguns casos pode-se também acrescentar uma foto, de preferência 3x4(foto de documento) do lado direito do currículo.
liamelquides
Efetividade.net.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curriculum_
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