...............................................................................................................................................................
..........................................................................................................
FONTE: ANDREIA BERRETTA - PROFESSORES SOLIDÁRIOS.
....................................................................................................................................................................
Como produzir textos argumentativos com o filme "Oliver Twist"
Introdução
Na Inglaterra vitoriana, Oliver Twist é um órfão entre os milhares que sofrem com trabalhos forçados e fome. Em Londres, ele é recolhido pelo bandido Fagin, que comanda um grupo de pequenos marginais. Quando Oliver conhece o Sr. Bronlow, um bondoso homem que se dispõe a ajudá-lo, Fagin teme ser delatado e planeja retomar o garoto armando um roubo à casa de seu benfeitor. "Baseado no livro clássico homônimo de Charles Dickens (1812-1870), Oliver Twist fornece questões importantes para uma boa aula de produção textual", afirma o professor Eduardo Casanova, da EMEF Celso Leite Ribeiro, em São Paulo.
Objetivo
Estabelecer relações entre obras literárias que tratam dos jovens trabalhadores no século 19 e o cinema.
Conteúdos
Leitura de clássicos da literatura mundial e produção de textos argumentativos.
Trechos selecionados
O início, quando Oliver, aos 9 anos, aparece trabalhando no depósito de carvão (4m21s a 7m09s), a cena que mostra o personagem, já recolhido pelo grupo de bandidos comandado por Fagin, na hora do jantar (32m05s a 34m06s), e o trecho que mostra sua iniciação no roubo nas ruas de Londres (44m44s a 47m36s).
Atividades
Exiba as cenas indicadas acima e diga que o filme é uma adaptação de um clássico do romancista inglês Charles Dickens. Indique a leitura de trechos do próprio Oliver Twist que tratam de temáticas relacionadas ao trabalho e à alienação. O capítulo inicial de Oliver Twist (clique aqui para ler) serve como introdução ao personagem e o capítulo 8 mostra quando Oliver chega a Londres. Após as leituras, discuta as duas obras com a turma e peça que produzam um texto argumentativo sobre a relação entre os textos lidos e o filme.
Avaliação
Observe o desempenho da garotada durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido individualmente.
Professor Eduardo Casanova
professor da EMEF Celso Leite Ribeiro, em São Paulo
Como produzir textos argumentativos com o filme "Oliver Twist"
Na Inglaterra vitoriana, Oliver Twist é um órfão entre os milhares que sofrem com trabalhos forçados e fome. Em Londres, ele é recolhido pelo bandido Fagin, que comanda um grupo de pequenos marginais. Quando Oliver conhece o Sr. Bronlow, um bondoso homem que se dispõe a ajudá-lo, Fagin teme ser delatado e planeja retomar o garoto armando um roubo à casa de seu benfeitor. "Baseado no livro clássico homônimo de Charles Dickens (1812-1870), Oliver Twist fornece questões importantes para uma boa aula de produção textual", afirma o professor Eduardo Casanova, da EMEF Celso Leite Ribeiro, em São Paulo.
Objetivo
Estabelecer relações entre obras literárias que tratam dos jovens trabalhadores no século 19 e o cinema.
Conteúdos
Leitura de clássicos da literatura mundial e produção de textos argumentativos.
Trechos selecionados
O início, quando Oliver, aos 9 anos, aparece trabalhando no depósito de carvão (4m21s a 7m09s), a cena que mostra o personagem, já recolhido pelo grupo de bandidos comandado por Fagin, na hora do jantar (32m05s a 34m06s), e o trecho que mostra sua iniciação no roubo nas ruas de Londres (44m44s a 47m36s).
Atividades
Exiba as cenas indicadas acima e diga que o filme é uma adaptação de um clássico do romancista inglês Charles Dickens. Indique a leitura de trechos do próprio Oliver Twist que tratam de temáticas relacionadas ao trabalho e à alienação. O capítulo inicial de Oliver Twist (clique aqui para ler) serve como introdução ao personagem e o capítulo 8 mostra quando Oliver chega a Londres. Após as leituras, discuta as duas obras com a turma e peça que produzam um texto argumentativo sobre a relação entre os textos lidos e o filme.
Avaliação
Observe o desempenho da garotada durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido individualmente.
Professor Eduardo Casanova
professor da EMEF Celso Leite Ribeiro, em São Paulo
professor da EMEF Celso Leite Ribeiro, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário