sábado, 8 de outubro de 2011

Projeto Reinações de Narizinho


PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO/ ARTE


TEMA: Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato.

LOCAL: Sala de Leitura/Sala de aula
Professores responsáveis: Maria Ribeiro Melquides
Séries: 5ªsérie/6ºano A; B; C.
Duração: Um Bimestre.


Objetivos Gerais:

1.Possibilitar o contato dos alunos com a leitura;
2.Promover o uso da Sala de Leitura e o manuseio direto com os livros;
3.Desenvolver as habilidades de leitura, reescrita e o uso da arte na compreensão das histórias lidas.
4.Mostra de Trabalhos desenvolvidos pelos alunos.


Justificativa:

Inserir a leitura na vida escolar do aluno é imprescindível, assim como estimular o gosto pela leitura, ampliando o repertório de textos lidos, a sua compreensão por meio de reescrita e trabalhos manuais como desenho e pintura , trabalhando também a coordenação motora.
A escolha do Autor Monteiro Lobato para este projeto é de suma importância, pois com a Obra Sítio do Pica-pau Amarelo, o autor resgatou a infância com personagens, lendas e costumes tipicamente brasileiros.



Objetivos:

1.Conhecer vida e a obra de Monteiro Lobato por meio de pesquisas;
2.Ler o livro Reinações de Narizinho I;
3.Escolher um personagem do livro e falar sobre o mesmo;
4.Reescrever a história do livro que mais gostou;
5.Desenhar e pintar personagens do Sítio nas aulas de Arte.


Recursos:


1.Uso da Sala de Leitura;
2.Uso da Sala de aula;
3.Livro Reinações de Narizinho I;
4.Papel sulfite, cartolina, lápis preto, lápis de cor, canetinha, borracha, tesoura e cola.


Orientações didáticas:

O projeto será desenvolvido na sala de aula e na Sala de Leitura pela professora da disciplinas de Leitura e Produção de texto no horário habitual de aula, sob a orientação da mesma.



Aulas de Leitura e Produção de Texto:


1.Conhecer o autor Monteiro Lobato;
2.Leitura do livro pela professora;
3.Leitura do livro pelos alunos ( em voz baixa);
4.Leitura do livro pelos alunos ( em voz alta);
5.Buscar os significados das palavras não compreendidas no dicionário;
6.Escolher um personagem da história Reinações de Narizinho I que mais gostou e falar sobre o mesmo;
7.Reescrever sobre o personagem escolhido, observando as regras gramaticais;
8.Fazer uma ficha com o personagem escolhido e ilustrar o mesmo;
9.Avaliação sobre o texto lido;
10.Mostra dos trabalhos realizados na sala de aula e na Sala de Leitura.

Aulas de arte:
01. Escolher os personagens que representarão o livro Reinações de Narizinho;
02. Desenhar os personagens;
03. Pintar;
04. Montar os personagens.
05. Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.



O Projeto foi realizado no segundo bimestre de 2010.
Autora do Projeto: Maria Ribeiro Melquides
Professora de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Texto




BOA LEITURA!

















Um comentário:

  1. Bom dia, achei muito interessante o seu trabalho.
    Gostaria que pudesse me ajudar, vou trabalhar com o tema Reinações de Narizinho na educação infantil, e queria desenhos pra enfeitar a sala, fazer atividades. Está difícil de achar.

    Obrigada!

    ResponderExcluir