MARIA
RIBEIRO MELQUIDES¹
ELISABETE
HENRIQUE FELIPE DA SILVA
PROJETO:
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Objetivos
Gerais:
- Promover práticas de letramento com leitura e escrita;
- Possibilitar o contato dos alunos com a leitura de gêneros diferentes;
- Desenvolver as habilidades de leitura e compreensão de textos;
- Perceber as diferenças existentes na estrutura dos contos e dos poemas;
- Produção de texto.
Justificativa:
O
professor, pode e deve ser, um bom intermediador
entre os jovens leitores e as obras literárias, com essa iniciativa,
poderemos possibilitar o contato dos alunos com gêneros diversos em
um ambiente mais favorável para a leitura, como a Sala de leitura e
assim promover o contato e a leitura de poemas e contos,
desenvolvendo habilidades e competências para a compreensão dos
textos e não apenas a decodificação.
Objetivos:
Trabalhar
com a tipologia narrativa de gêneros diferentes, podem possibilitar
ao aluno a perceber as diferenças estruturais que cercam os gêneros
e reconhecê-los fora do ambiente escolar e ao mesmo tempo formarmos
bons leitores.
Recursos:
- Sala de aula;
- Sala de leitura;
- Giz;
- lousa;
- livros diversos.
Orientações
didáticas:
O
projeto será desenvolvido em sala de aula e Sala de Leitura. Na sala
de aula será trabalhado toda a estrutura que cerca os gêneros
contos e poemas, enquanto na sala de leitura será desenvolvido a
competência leitora e a habilidade de entender e compreender os
gêneros lidos, por meio de :
- leitura dirigida;
- leitura individualizada;
- roda de conversa ;
- produção de textos.
Na
medida em que tomamos consciência de como se lê e para que serve a
leitura, podemos nos tornar críticos e capazes de entender e
interagir com o mundo que nos cerca.
Projeto desenvolvido na Escola Jardim das Camélias II (2011)
Textos:
Moinho
de sonhos;
Uma
ideia toda azul ( Marina Colasanti) e outros contos;
Meus
oitos anos ( Casimiro de Abreu);
Ai
que saudades... ( Ruth Rocha);
Soneto
de fidelidade ( Vinicius de Moraes) ;
Soneto de Separação ( Vinicius de Moraes);
e outros poemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário