ESCOLA
ESTADUAL JARDIM DAS CAMÉLIAS II
MARIA
RIBEIRO MELQUIDES
ELISABETE HENRIQUE FELIPE DA SILVA
PROJETO:
MENU DAS LETRINHAS
Local:
Jardim das Camélias II
Colaboração:
Sala de Leitura
Colaboradores:
Alunos, Professores e todo o grupo escolar
Coordenadora:
Arlete Lopes Pereira Pratt
Duração:
ano de 2011
¹
Professora
da Sala de Leitura
²
Professora de Leitura e Produção de Texto
SÃO PAULO, FEVEREIRO DE 2011.
Objetivos
Gerais:
- Promover a leitura de professores, alunos e funcionários da escola;
- Possibilitar o contato dos alunos com a leitura;
- Desenvolver as habilidades de leitura nos mais variados gêneros, literários e não literários:
- Compartilhar os textos lidos por meio de sínteses afixados num quadro (menu);
5.
O MENU, deverá conter a foto ou nome do leitor e uma síntese da
obra/texto lido;
6.
O MENU
DAS LETRINHAS deverá ficar exposto em local a ser definido, de forma
que
o
seu conteúdo possa ser visto e lido por todos os interessados em
leitura.
Justificativa:
Inserir
a leitura na vida escolar do aluno é imprescindível, assim como
estimular o gosto pela leitura, ampliando o repertório de textos
lidos, literários e não literários e a sua compreensão, redigindo
sínteses que serão expostas no quadro (menu) para que possam ser
compartilhados por outras pessoas da comunidade escolar.
Objetivos:
Nesse
processo, precisamos reconhecer, qual é o papel do professor e do
adulto no processo de formação do aluno-leitor.
Como
facilitar a formação do hábito da leitura, e que esse prazer
possa perdurar até a maturidade do indivíduo?
Assim
pode-se concluir que:
Professores,
“Só se aprende
a ler- a ler de verdade, não meramente a decifrar letras, sílabas e
palavras em
ambientes nos
quais se lê. Ou seja, o desenvolvimento da leitura só ocorre se a
criança
interagir com
leitores maduros que, lendo com ela e para ela, lhe permitem
familiarizar-se
com
a atividade de leitura, envolver-se e desenvolver-se nela. A escola
pode e precisa ser
este
ambiente de leitura. Você pode e precisa ser este leitor maduro.”
( in “Histórias &
Histórias-
MEC)
Recursos:
- Uso da Sala de Leitura;
- Uso da Sala de aula;
- Leitura de vários textos literários e não literários;
4.
Quadro, ou seja, um Menu
das Letrinhas para
expor as sínteses dos textos lidos;
5.
Filipetas padronizadas, contendo as sínteses e fotos dos leitores
para serem afixadas
no
Menu das Letrinhas.
Orientações
didáticas:
O
projeto será desenvolvido em sala de aula , Sala de Leitura e no
ambiente escolar e familiar pelos alunos, professores e todo o grupo
escolar que se interessam pela leitura e, principalmente, que tenham
interesse na formação de novos leitores.
As
fotos dos leitores e as sínteses produzidas deverão ser trocadas
semanalmente, para que todos os leitores possam expor as sínteses
produzidas.
Na
medida em que tomamos consciência de como se lê e para que serve a
leitura, podemos nos tornar críticos e capazes de entender e
interagir com o mundo que nos cerca.
liamelquides@
Nenhum comentário:
Postar um comentário