sábado, 3 de março de 2012

Dia internacional da mulher



Dia Internacional da Mulher



Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Origem

A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova IorqueBerlimViena (1911) e São Petersburgo (1913).
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York[carece de fontes].
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

Membros da Women's International League for Peace and Freedom, emWashington, D.C.1922.
No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na ÁustriaDinamarcaAlemanha e Suíça.
Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.
Em 1915Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelocalendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março nocalendário gregorianoestavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.[6]

Berlim OrientalUnter den Linden, (1951). Retratos de líderes da Internationalen Demokratischen Frauen-Föderation (IDFF), na 41°edição do Dia Internacional da Mulher.
Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo um dia oficial que, durante o período soviético, permaneceu como celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a vertente política e tornar-se-ia uma ocasião em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres - uma mistura das festas ocidentais do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, com ofertas de prendas e flores, pelos homens às mulheres. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, bem como na BielorrússiaMacedóniaMoldávia eUcrânia.
Na Tchecoslováquia, quando o país integrava o Bloco Soviético (1948 - 1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em checo) era então usado como instrumento de propagandaritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. A data foi gradualmente ganhando um caráter deparódia e acabou sendo ridicularizada até mesmo no cinema e na televisão. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo do antigo regime.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
.....................................................................................................................................................................
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

....................................................................................................................................................................
Atividades para fazer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março.
Postei algumas atividades para fazer em sala de aula com os alunos.
Os trabalhos são feitos com materiais como: cartolina, papel sulfite, papel cartão, feltro, EVA, e você vai precisar de :lápis de cor, canetinhas, cola, gliter, botão, tesoura e outros materiais que julgar necessário para customizar suas atividades.
As atividades podem ficar expostas ou o aluno poderá entregar para a mulher que desejar como:  mãe, avó, tia, madrinha, amiga, professora, etc.

BOM TRABALHO  E FELIZ DIA DA MULHER!!!


Caixa-cartão







Sugestão para o dia da mulher: este cartão é maravilhoso e você pode adaptá-lo para qualquer situação.

Este foi feito com papel cartão vermelho e a tampa com cartolina plastificada estampada de coração. Use a medida de 8cm para fazer os quadrados e 10cm para o quadrado exterior da tampa.

Dentro deixe as crianças desenharem e escreverem seus textos ou cole a mensagem que preferir.

Se preferir coloque o bombom no papel alumínio e envolva com celofane, amarre com uma fitinha de cetim, vai parecer um presentinho.

Tenho certeza que as mulheres vão gostar!


....................................................................................................................................................................
Para pintar














...................................................................................................................................................................




..................................................................................................................................................................


..................................................................................................................................................................



................................................................................................................................................................





...................................................................................................................................................................
Porta lixa 

Porta caneta ou lixa de unha – Pode ser feito em EVA, papel cartão ou até mesmo feltro.







....................................................................................................................................................................

Rosas de  bombom

Rosas de bombom



Materiais utilizados: um vaso de flores, papel de seda verde e vermelho, chocolates , fita vermelha, espuma floral, fita floral verde, papel celofane vermelho, espetos de bambu, e ferramentas.
Passo 1. Pegue um vaso de flores de qualquer cor. Inserir um pedaço de espuma floral no pote para que ele se encaixa perfeitamente.
Passo 2. papel de seda verde e fita vermelha. Coloque o vaso de flores no centro do papel de seda. Embrulhe o papel de seda verde ao redor do vaso e fixe-a com um pedaço de fita crepe ou um pedaço de fita vermelha .
homemade Mother's Day gifts - step 2
Passo 3. Prepare chocolates , papel celofane vermelho, espetos de bambu, fita floral verde e tesoura.
Passo 4. É hora de começar a fazer as flores de chocolate. Envolva o chocolate com um quadrado de de papel celofane vermelho. Em seguida, enrole as sobras do celofane no espeto fixe usando fita adesiva.
Mother's Day gift ideas - step 4
Passo 5. Se necessário, corte o celofane extra fora com uma tesoura. Enrole a fita floral verde firmemente sobre a extremidade solta o celofane continuar no espeto.
Mother's Day gift ideas - step 5
Passo 6.
a) Pegue papel de seda vermelho ou papel crepom vermelho. Corte retângulos de: 25cm x18cm.
Mother's Day crafts - step 6a
b) Dobre o retângulo ao meio longitudinalmente.
Mother's Day crafts - step 6b
c) Em seguida, enrole papel de seda ao redor do chocolate, como mostrado nas fotos.
Mother's Day gift - step 6c1
Mother's Day gift - step 6c2
Mother's Day gift - step 6c3
Homemade Mother's Day gifts - step 6c4
Homemade Mother's Day gifts - step 6c5
Passo 7. Para terminar uma tulipa de chocolate, você precisa anexar uma ou duas folhas para o espeto. Corte as folhas de papel de seda verde ou papel crepom. Fixe a folha para a vara de flores doces com fita floral verde.
Homemade Mother's Day gifts - step 7
Passo 8. Faça flores doces como muitos como você gostaria. Organizá-los na vaso de flores que jeito que você gosta.
Passo 9. Você pode adicionar alguns elementos decorativos para o seu bouquet e torná-lo ainda mais interessante. ex. Cartão, uma mensagem, etc.
...........................................................................................................................................................................................................................
Fonte: http://candybouquetPasso a Passo Flor de Papel Crepom

 Flor de Papel Crepom

Olha que bacana esse passo a passo de flor de papel crepom que encontrei no site , é uma ideia bacana para utilizar em embalagens de presentes ou até mesmo para ornamentar festinhas.   Materiais: folha de papel crepom, cartolina, tesoura, cola branca e palito. 
Corte 12 círculos de uma folha de papel crepom, pode ser do tamanho que você quiser e os círculos não precisam ser muito precisos. 
Aplique um pouco de cola na parte inferior da pétala e enrole as bordas para dentro para formar uma pétala 
Corte um pequeno círculo da cartolina e cole as pétalas em torno da borda exterior, depois cole mais pétalas até formar uma flor. 
.
..........................................................................................................................................................................................................................
Chaveiro de Rosas Dia das Mulheres

Chaveiro de Rosas 

corte 3 flores de cada tamanho,ou 4 é opcional,e 6 folhas
dobre a flor menor ao meio e faça um rolinho,dê um ponto.Com a flor maior dobre ao meio e coloque a florzinha menor e enrole pra montar a rosa,dê uns pontinhos bem firmes para não desfazer.
Junte duas folhinhas com pontos caseados.Façam 3 folhas e com a agulha junte a folha com a flor,você pode colocar uma miçanguinha no miolo da flor.Vá juntando tudo,folha e flor fazendo um buquê e está pronto.


Fonte:http://professorafeliz.zip.net/

Fonte:http://howaboutorange.blogspot.com/search/label/tutorialsupdated-max=2011-08-17T16:

Nenhum comentário:

Postar um comentário